Marketing Digital: 6 coisas que deve saber antes de fazer

O marketing digital cresceu exponencialmente nos últimos anos graças ao surgimento de inúmeras ferramentas e plataformas que facilitaram o acesso a informação, como: redes sociais, sites, blogs, e-mails e muito mais. O crescimento também se deve ao número de usuários destas plataformas, que é cada vez maior. Estamos ficando cada vez mais conectados a internet.

Atualmente o marketing digital é muito viável economicamente para quem cria campanhas para divulgar seu produto ou negócio, portanto vamos aqui abordar de forma prática 6 respostas que você deve saber antes de começar a fazer.

Marketing Digital: 7 coisas que deve saber antes de fazer

1 – O que significa marketing digital?

Marketing digital é uma derivação do marketing tradicional, a sua diferença é que este utiliza ferramentas e plataformas online para a divulgação de produtos e serviços, além de nos permitir a possibilidade de interagir com clientes e parceiros. O processo de decisão de compra se torna muito mais ágil e rápido.

Esta é uma grande oportunidade para as empresas filtrarem necessidades e desejos dos seus clientes com mais eficiência, produzindo assim maior eficácia em inovações, soluções e resoluções com informações atualizadas e embasadas.

Marketing Digital: 7 coisas que deve saber antes de fazer

2 – Como trabalha e qual é a função de uma agência digital?

A agência digital é responsável pela análise, planejamento, desenvolvimento e avaliação de ações que farão parte da estratégia de atuação e permanência do produto ou serviço no ambiente online. Os principais aspectos destas 4 fases são:

  • Análise: Sendo a primeira fase primordial para o sucesso e desempenho de um projeto, é aqui que observamos o ambiente externo e interno da empresa, como: ações que estão sendo desenvolvidas por concorrentes, qual é o comportamento dos colaboradores em relação a empresa perante os canais digitais e muito mais. Nesta fase também é feita a análise das plataformas online que a empresa já utiliza ou que irá utilizar, verificando a necessidade de uma reformulação das mesmas para atender a novas demandas de ações que serão propostas no desenvolvimento.
  • Planejamento: Definição das plataformas que serão utilizadas de acordo com a necessidade da empresa e seu público, reformulação das que já são utilizadas de acordo com os novos objetivos e diretrizes, definição de temas que serão abordados em campanhas, datas sazonais, tempo de permanências das campanhas, custos, percentuais de alcance, definições de público e segmentação precisa.
  • Desenvolvimento: Nesta fase são implementadas todas as ações analisadas e planejadas. A característica mais importante do desenvolvimento é o monitoramento diário das ações, não apenas referente aos resultados de alcance, mas sim com o envolvimento e reação dos internautas. Esta fase promove o conteúdo relevante e de qualidade, responde rapidamente a perguntas e leva sempre em conta a abordagem correta e assertiva perante o público da empresa.
  • Avaliação: A última fase do clico é também a que recomeça o mesmo, são utilizadas métricas para verificar o resultado das ações propostas, como o alcance das campanhas, qual é a faixa etária que mais interagiu e reagiu as campanhas, se o objetivo proposto foi alcançado. reformulações que devem ser aplicadas afim de adaptar as ações a novidades que surgiram durante o desenvolvimento, enfim é absorver informações necessárias para ter uma contínua e consistente evolução e desenvolver novas ações com maior embasamento.

Marketing Digital: 7 coisas que deve saber antes de fazer

3 – Como escolher uma agência comprometida com a minha empresa?

É extremamente importante que você analise a capacidade da equipe de uma agência digital não somente pelo gerenciamento da comunicação e plataformas envolvidas no projeto, mas também pelo domínio sobre os fatores tecnológicos envolvidos na geração de ações no ambiente digital. Verifique se a agência está antenada as últimas tendências e percepção de valores do seu segmento na internet, pois é um ambiente peculiar e muito jovem, onde as mudanças e a evolução são constantes e exponenciais.

Marketing Digital: 6 coisas que deve saber antes de fazer

4- Mídias Sociais, qual é a melhor?

No marketing digital não podemos eleger qual é a melhor mídia social, mas sim verificar qual é a mídia social que mais se adapta aos objetivos e pretensões propostos no planejamento. O público que se pretende alcançar determina grande parte desta definição e escolha.

A sua agência digital deve ter conhecimento necessário do comportamento, mecanismos, ferramentas, propósitos e abrangências de cada mídia social para selecionar a que mais se enquadra a cada segmento.

Marketing Digital: 6 coisas que deve saber antes de fazer

5- Será que está na hora de investir na internet?

No Brasil são mais de 70 milhões de internautas, com um potencial de crescimento ainda gigantesco. Basta vermos que existem mais smartphones que habitantes em nosso país.

A sua empresa tem de estar aonde o seu público está. No marketing digital o seu público tem a possibilidade de interagir com sua empresa forma intuitiva e rotineira, abrindo novas possibilidades de adaptação da empresa para outras realidades, como: filtrar informações estratégicas, desenvolver ações com segmentações precisas, métricas de resultados avançados.

Hoje é mais fácil questionar porque minha empresa não tem participação ativa e estratégica na internet, do que questionarmos se devemos fazer parte dela, afinal de contas você também é um internauta.

Marketing Digital: 6 coisas que deve saber antes de fazer

6- Como funciona a comunicação no ambiente digital.

Primeiramente devemos saber qual é o público que vamos abordar, depois verificamos alguns princípios do marketing de atração, dividindo-os em quatro partes:

  1. Presença da sua marca na web (sites, mídias sociais, blogs e muito mais);
  2. Ser encontrado na web (SEO para motores de busca, campanhas ADS);
  3. Conectar com o seu público (geração de conteúdo em textos, vídeos, aplicativos com funções úteis);
  4. Mensurar os resultados para verificar o que está funcionando e o que devemos reformular.

Conclusão

Bem, estas são as questões mais abordadas por novos clientes quando vão começar um projeto no ambiente web e como estamos em um segmento ainda jovem, são dúvidas constantes e que dão a oportunidade de aumentar a percepção de valores que este universo pode agregar a sua empresa. Para maiores informações estamos a sua disposição, boas vendas.